Ozzuu Bible
pt_bolsnt - Ecc 2Config
1
Disse eu, no meu coração: "Vem, provar-te-ei com a alegria, e conhecerás o bem." E eis que também isso é vaidade.
3
E procurei saber se o meu coração iria trazer regozijo para a minha carne, como com o vinho (embora ele me guiasse com sabedoria), lançando mão da alegria até ver de que tipo é o bem para os filhos dos homens, para que nele se aplicassem, debaixo do sol, por todos os dias de sua vida.
7
Adquiri servos e servas, e servos nasceram para mim na minha casa. Também tive a posse de abundantes rebanhos e de gado, mais do que todos os que houveram antes de mim em Jerusalém.
8
Além disso, ajuntei para mim prata e ouro, e os tesouros peculiares de reis e províncias; busquei para mim cantores e cantoras, e as delícias dos filhos dos homens; tive um copeiro-chefe e serviçais do sexo feminino.
9
Engrandeci-me, avançando para além dos que houveram antes de mim em Jerusalém. Também a minha sabedoria foi firmada para mim,
10
e tudo o que desejaram os meus olhos não lhes neguei. Não abstive o meu coração de qualquer alegria, porquanto ele se alegrou em todo o meu trabalho, e esta foi a minha recompensa por ele.
11
Então olhei para as minhas obras todas, as quais fizeram as minhas mãos, e para o meu trabalho, que esforcei-me por executar, e eis que era tudo vaidade e obstinação do espírito, não havendo nenhuma vantagem sob o sol.
12
E detive-me para examinar a sabedoria, a loucura e a estultícia. Pois, quem é o homem que seguirá o conselho em todas as coisas nos quais ele o emprega?
14
Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o tolo anda nas trevas. Percebi, desta forma, que um mesmo evento deverá suceder a todos eles.
15
Então eu disse no meu coração: "Como acontece com o tolo, assim acontecerá para mim, sim, para mim mesmo; e para que fim adquiri a sabedoria?" E disse mais, no meu coração: "Também isso é vaidade, porque o tolo também fala de sua abundância,
16
e não há lembrança do sábio, juntamente com o tolo, para sempre; pois, tanto agora como nos dias vindouros, todas as coisas serão esquecidas. Porém, como deverá o sábio perecer tal como o tolo?"
17
Odiei, portanto, a vida, porque todo o trabalho que fora feito sob o sol parecia mau diante de mim. Tudo é vaidade e obstinação de espírito.
18
E odiei todo o meu trabalho que realizei debaixo do sol, porque irei deixá-lo para o homem que virá depois de mim.
19
E quem sabe se será sábio ou um tolo? Terá ele poder sobre todo o meu trabalho no qual eu me esforcei, e pelo qual adquiri sabedoria debaixo do sol? Também isso é vaidade.
20
Então busquei afastar do meu coração a lembrança de todo o meu trabalho no qual eu já havia me afadigado sob o sol.
21
Pois há um homem cujo trabalho é feito com sabedoria, ciência e poder; no entanto, tal homem deverá entregar a sua porção para aquele que não se afadigou nela. Também isso é vaidade e um grande mal,
22
uma vez que isso acontece com um homem em todo o seu trabalho, e no propósito do seu coração em que se afadiga debaixo do sol.
23
Porque todos os seus dias são dias de dores, e a aflição de espírito lhe pertence; nem durante a noite o seu coração descansa. Também isso é vaidade.
24
O homem não tem nada realmente bom para comer e beber, e para mostrar a sua alma como agradável, em seu trabalho. Isto, também vi, vem da mão de Deus.
26
Porquanto, Deus deu, ao homem que é bom diante dele, sabedoria, conhecimento e alegria, mas ao pecador deu trabalho, para ele acrescentar e ajuntar, para que possa dar ao que é bom diante de Deus. E também isso é vaidade e obstinação do espírito.